Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência
e no conhecimento em Portugal e no mundo.

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories

Sobre nós

Prémios

Apoios

Simpósios

Notícias

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Saber mais

O seu cão tem competências sociais?

Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.

Notícias

Foi recentemente lançada a revista “Journal of Anomalous Experience and Cognition”

Sabia que foi recentemente lançada a revista científica Journal of Anomalous Experience and Cognition, que está a aceitar a submissão de manuscritos? Esta revista científica com revisão por pares é dedicada à publicação de artigos referentes a Experiências Excepcionais, espontâneas ou induzidas, invulgares, mas não necessariamente patológicas, tais como experiências místicas, experiências fora do corpo, entre outras, que têm um efeito impactante na vida da pessoa. Também abrange o estudo das Cognições Excecionais no sentido de melhorar a nossa compreensão acerca de interacções em que parece ocorrer troca de informação e/ou energia entre pessoas e/ou entre pessoas e objetos espacial ou temporalmente distantes.

Saber mais

Como é que o cérebro controla determinadas ações?

Stephanie Rossit, investigadora principal do projeto 184/14 - Decoding neural representations of human tool use from fMRI response patterns, financiado pela Fundação BIAL, publicou o artigo Hand-selective visual regions represent how to grasp 3D tools: brain decoding during real actions na revista Journal of Neuroscience e realizou uma reportagem sobre o tópico no The Conversation UK.

Saber mais

Como é que o stress influencia a cognição social?

A equipa de investigação do projeto 72/18 - Temperamental influences on social cognition under stress, coordenado por Frederike Beyer, publicou na revista Stress: The International Journal on the Biology of Stress o artigo Regulating interpersonal stress: the link between heart-rate variability, physical exercise and social perspective taking under stress.